segunda-feira, 9 de março de 2015

Porquê correr?

Este texto será para mim um retorno ao passado...

Sempre odiei correr... SEMPRE!

Tudo servia de desculpa para não o fazer... Dediquei-me à natação com treinos intensos, dediquei-me ao Ju-jitsu, dediquei-me ao BTT afincadamente, dediquei-me ao futebol (onde nunca tive sucesso, diga-se), dediquei-me a... Tudo o que não fosse correr...

Nunca consegui perceber qual o prazer de sofrer tanto... De não conseguir respirar... De andar a correr sozinho ou tentar acompanhar alguém que corre mais do que tu e à qual tu não consegues responder quando fala contigo como se nada se passasse!!!!

O meu irmão, mais velho 11 anos, corria... O meu tio era corredor da velha guarda (daqueles que apesar da idade ainda ombreiam com muitos artistas que desdenham do velhote), os meus primos também... E eu? O gordinho... ODIAVA CORRER!!!

Agosto de 2009... A balança acusa um peso de aproximação aos dois dígitos (andei nos três). Aos 29 anos disse que tinha de mudar... Era vendedor de automóveis na altura... Estava de férias e confidenciei a minha frustração com o meu irmão acerca do peso que tinha e ele disse-me: "começa a correr que perdes peso num instante". Recordo-me que odiei aquela expressão e que a repudiei imediatamente. Ele insistiu e convenceu-me a ir correr naquele mesmo dia com ele... Lá fui... Recordo-me que corri cerca de 2 km seguidos e entretanto não deu mais... "não gosto de correr"... Fiquei a olhar para ele e a ganhar fôlego, enquanto ele foi alargar a volta e retornar para vir buscar o peso pesado... Voltei a custo em corrida para casa (mais 2 km - que pesadelo).

À porta de casa conversamos um bom tempo para que pudesse acalmar e recordo-me de me queixar novamente do meu : "ODEIO CORRER!!!".

Mas tinha de perder peso... estipulamos que daria 5 voltas a um percurso de 900 metros entre duas rotundas 3 vezes por semana... O mais devagar possível mas sempre a correr... Assim o fiz...

O primeiro dia correu bem.. cumpri as 5 voltas em perto de 40 minutos... Entusiasmado fui logo no dia seguinte e... fracasso e sofrimento!!!! Acabei as 5 voltas entre corrida e andar... descansei dois ou três dias e voltei ao ataque... 5 voltas sem me ter custado!!! (afinal isto do correr até é fixe e sou capaz!!!)

Andei neste ritmo mais umas semanas... Sempre a tentar ser mais rápido que no dia anterior... Aumentei o número de voltas... Continuei a desafiar tempo...

Senti-me corajoso... Abandonei o conforto das minhas rotundas... Marquei um ponto a 3,5 km de minha casa e lá fui eu... Sucesso!!!

E o peso? Estava a baixar... Perdia peso... mas isso já não me interessava muito.... Eu queria era correr... Afinal era giro... Afinal era engraçado passar por outra pessoa e sem a conhecer cumprimentá-la como um amigo só porque partilhava o mesmo prazer que tu (e sobre isto dos cumprimentos postarei em breve). Era engraçado a liberdade que tinha de decidir o meu trajecto... De me desafiar... Tornei-me um CORREDOR!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário