quarta-feira, 15 de abril de 2015

E finalmente Natural Running

Quem priva comigo há algum tempo conhece a minha loucura e paixão pela corrida natural...

É um fascínio que tenho sustentado por evidências científicas que não são o objectivo deste blogue, também elas passíveis do contraditório, mas nas quais eu acredito enquanto profissional do desporto e corredor por prazer...

Há alguns anos, na faculdade, conversava com um colega, muito ligado ao floorball, um desporto pouco divulgado em Portugal (para conhecerem melhor podem segui a ligação), e ele falou-me de uma marca de origem sueca, muito reputada ao nível do andebol, que viria para Portugal com uma linha de natural running, de seu nome Salming.

Pois eis que chegou a altura de começar...

O modelo que estou a usar é o Distance, modelo destinado a distâncias mais longas (a marca disponibiliza mais 3 modelos de estrada e um de trail). Este modelo pesa somente 240g (US 9), e está concebido para durar...
Com um drop reduzido (5mm) favorecem a transição perfeita para o ataque ao solo com a parte dianteira do pé...


Esta transição de ataque ao solo com o calcanhar para a parte dianteira deve ser feita de forma progressiva pelo que escolhi realizar apenas 2 treinos por semana com elas para já, aumentando de forma progressiva as sessões, quer em quantidade, tempo ou distância.

Realizei um primeiro treino com as Salming Distance e senti-me perfeitamente confortável ao calçar e ao correr, notando de forma imediata a tendência natural de o corpo se adaptar a esta realidade, projectando mais a bacia e passando a ter uma passada com uma maior cadência...

No rescaldo deste treino sente-se um trabalhar anormal dos gémeos uma vez que o seu recrutamento é maior neste tipo de passada, daí a necessidade de se fazer uma transição progressiva, por forma a habituar o corpo as este estilo de corrida que acredito ser o mais correcto para prevenir lesões e melhorar a nossa corrida.

Para quem quiser conhecer melhor esta marca e o que é o Natural Running, a Salming disponibiliza uma série de vídeos e informação no seu site que passo a indicar.

http://www.salming.pt/running/index.html

Eu cá vou continuar a deliciar-me com as maravilhas da corrida natural com as Salming Distance, esperando ansiosamente pelas suas irmãs destinadas ao Trail Running, as Salming T1.



Sem comentários:

Enviar um comentário